Saturday, May 20, 2006

Perdoar de forma hipócrita

Perdoar, uma palavra tão simples e de tão complicado uso. As pessoas fazem uso dela para exibir alguma qualidade escondida e por vezes, muitas vezes mesmo, cinica. Perdoar é mais que um acto de aceitar os erros e falhas de outro, é esquecer essas falhas, não as usar como arma e não fazer delas peças de uma pena perpetua que é aplicada a quem supostamente foi perdoado. Neste mundo todos falhamos, uns mais que outros, uns com maiores consequencias e outros ainda com maior maldade, mas devemos ter a consciencia que esses erros têm o seu preço e depois de pago devem ser aceites. Nas relações humanas existe muita maldade e as pessoas tornam-se nalguns casos, sem explicação aparente, de cariz maléfico. Até os condenados depois de cumprirem a pena tem uma tentativa de integração e não merecem que lhes voltem a atirar à cara aquilo que já pagaram.
Sinto-me como quisessem a minha vida como pena, uma constante lembrança do que fiz e dos males que causei. Acusações que usam momentos há muito passados para poder magoar e obrigar-me a pagar de novo o que já eu tanto paguei. As pessoas deviam pensar às vezes que nem tudo nelas é perfeito, que os seus actos também magoam e magoaram, e nalguns casos muito, mas aí está a diferença da palavra perdoar entre mim e aqueles que à minha volta gravitam. Às vezes vejo-me em situações em que lamento gostar tanto de certas pessoas, gostar ao ponto de me deixar magoar para as ver bem, mas que valor dão elas a isso? Estou cansado e muito honestamente exausto de ver tanta hipocrisia. Querem que eu pague para sempre, quando elas não pagaram nem 5 minutos.
Decido na solidão da multidão que se calhar já não vale a pena lutar por quem me matou e só não tem coragem para o dizer. Seguir a vida às vezes dói muito mas dói de certeza menos que respirar sem vivê-la. Mereço ser tão feliz como os outros e tenho muito para dar. Quero muito dar mas não o posso fazer a quem não quer receber, só me resta desejar felicidades, afastar-me e rezar por elas todas as noites e no meu coração arranjar um canto onde possa descansar, voltar a sentir e ser feliz. Muitas vezes não compreendo o mundo mas neste momento estou mais preocupado comigo e não vou esperar muito mais tempo para que o mundo olhe para aquilo que eu lhe dou.

2 Comments:

Blogger Marta Vinhais said...

Sei o que sentes, pois também já passei por situações semelhantes.
As pessoas confundem as coisas e nunca o admitem. Maneiras de ser e ver as coisas, mas nem sempre a correcta.
Quanto ao teu pecado, hoje tenta seguir à risca a dieta.
Depois diz-me se o conseguiste.
Um abraço
Marta

11:14  
Blogger Maria said...

Perdoar deve ser a prova mais difícil para um ser humano. Penso que não há meios termos para o perdão.Ou é incondicional e sincero ou não é. Nisto de perdões alguém me ensinou que o mais importante e mesmo mais difícil é perdoarmo-nos a nós próprios.

23:11  

Post a Comment

<< Home