Wednesday, May 24, 2006

Manhã dificil

O peso abate-se sobre as minhas palperas como se de uma tonelada se tratasse empurrando-as para baixo e forçando os meus olhos a fecharem-se no meio de algumas lágrimas de sono. Tento manter um ar normal, descontraido e ao mesmo tempo concentrado. Faço um esforço por manter a cabeça direita e disfarço os bocejos que a minha boca provoca traindo a minha postura e denunciando o meu cansanço. O sol já aquece há muito o dia mas para mim ainda é de madrugada e o meu relógio ainda marca horas de dormir. Levanto-me da secretária impecavelmente arrumada e atravesso um corredor de biombos com a cabeça bem levantada numa tentativa que não me vejam os olhos. Que peso, que tortura esta, que culpa que sinto agora pela hora tardia da minha fuga para a cama. Estas coisas pagam-se caro e aos olhos de quem manda eu não seria o melhor exemplo. Volto a bocejar quase à saída, não consigo evitar um sorriso quando cruzo olhos com um colega que me apanha neste meu momento mais intimo.
Finalmente consigo sair a porta e em passo lento, quase parado, arrasto-me pela rua até ao café onde diariamente tomo o pequeno-almoço. As pessoas já me conhecem e o sorriso é grande quando chega a minha vez. Hoje sorriem em dobro ao olhar para os meus olhos que estão neste momento bem pequeninos, semi cerrados e vermelhos a toda a volta. Peço um café, bem forte, insisto enquanto me sento numa cadeira qualquer na primeira mesa ao alcance das minhas pernas. Está amargo, quente numa chavena quase a escaldar, é de um negro apetecivel e nem o pacote inteiro de açucar que despejei lá para dentro o torna mais doce. Decido bebe-lo de rajada, como se de um shot se tratasse. A lingua invoca a dor que sente ao ser queimada por tão precioso liquido, enquanto o estomago se prepara por refilar por tão miserável tratamento logo de manhã. Já de pé avanço para a casa de banho onde de mãos bem abertas abro a torneira da água fria num jacto forte e candenciado. Encho as conchas das mãos e encharco a minha cara com toda a água que consigo alcançar. Os olhos ardem-me e um arrepio de frio percorre-me a espinha. Sinto-me a acordar, não sei se da água, se do café ou de ambos mas o facto é que os olhos parecem agora maiores e a moleza desapareceu. Dirijo-me confiante para o escritório e encaro agora os meus colegas com confiança e tranquilidade. Sento-me na secretária, que continua impecavelmente arrumada, e inicio aquilo que se prepara para ser mais um dia de trabalho. Antes de me atirar aos papeis lanço ainda um pensamento sobre a noite e sorrio como uma criança sorri quando contempla um balão que esvoaça na sua mão. De olhar malandro decido finalmente começar a trabalhar.

4 Comments:

Blogger Marta Vinhais said...

Espero que tenhas chegado ao fim do dia, sem qualquer problema.
Quanto à dica que dou, não sei se já deste uma vista de olhos ao site, mas vai lá, aprecia a loja e depois diz-me se gostaste.
Ok?
Um abraço
Marta

19:40  
Blogger Maria said...

Como eu te compreendo!!!

00:40  
Blogger Maria said...

This comment has been removed by a blog administrator.

00:40  
Blogger Marta Vinhais said...

Obrigada pela visita!
Hoje é 6ª Feira e por isso, dar uma "facada" na dieta...... enfim, estou a celebrar o meu aniversário.
Ainda bem que gostaste de estar na "festa" e sim, está a ser um dia feliz.
Obrigada
Um xi
Marta

17:51  

Post a Comment

<< Home