Wednesday, November 22, 2006

CCB: «Dias da Música» terá programação muito melhor - Ministra

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, desdramatizou esta segunda-feira a suspensão da Festa da Música em 2007 pelo Centro Cultural de Belém (CCB), considerando que o evento que a substituirá terá uma «melhor programação».
«A programação que nós temos para o próximo ano é muitíssimo melhor do que aquela que tivemos para 2006», afirmou a ministra, em declarações aos jornalistas na vila alentejana de Cuba (Beja).
As declarações de Isabel Pires de Lima surgem depois de o CCB ter decidiu suspender a Festa da Música em 2007 por falta de verbas, substituindo-a por outra iniciativa menos dispendiosa, segundo indicou hoje o director do CCB, António Mega Ferreira, à TSF.
«Tomámos a decisão de suspender a edição de 2007 da Festa da Música, embora seja substituída por outro evento musical, entre 20 e 22 de Abril, que será proposto pelo CCB e com um orçamento muitíssimo inferior», declarou o responsável à rádio.
Mega Ferreira explicou que a decisão da administração do CCB foi motivada pela falta de dinheiro para uma iniciativa daquela envergadura, acrescentando que o cenário para a continuação da mesma nos próximos anos «não é dos mais favoráveis».
Sobre o evento que substituirá em 2007 a Festa da Música, Mega Ferreira disse que se chamará «Dias da Música» e será dedicado ao piano, não devendo o seu orçamento ultrapassar um terço do da anterior iniciativa.
A ministra da Cultura explicou que se trata de um novo projecto com «um outro perfil e com outra dimensão» e mostrou-se convicta de que haverá uma «programação muitíssimo melhor» no próximo ano, comparativamente com a de 2006 e 2005.
Isabel Pires de Lima invocou também as questões orçamentais, afirmando que a Festa da Música «esgotava em três dias uma percentagem absolutamente substancial do orçamento do CCB para a programação».
Segundo ainda a mesma ministra o Evento que passou de A Festa da Música para Dias da Música, passará em 2008 para o Dia da Música e em 2009 para a Tarde da Música. A forma encontrada para em 2007 o evento ser muitíssimo melhor é simples, irão tocar todas as peças que se tocariam num mês mas em versão medley numa semana, o que além de inovador é sem dúvida muito menos chato para todos pseudo intelectuais que apenas iam ver para ser vistos. Infelizmente para os outros que realmente apreciam a cultura e a boa música resta-nos Espanha e Londres e alguns concertos em Viena ou Milão. A única frase em que a ministra acertou em toda a entrevista foi quando afirmou que a Festa da Música “esgotava em três dias”, aliás se excluirmos a temporada da Gulbenkiam devia ser mesmo o evento mais aguardado do ano, o que para este governo se mostrou completamente irrelevante.
Uma palavra final para o facto de este corte na cultura ser feito por um governo de esquerda. Isto deixa-me estupefacto até porque no passado fim de semana, estava eu numa tertúlia nocturna no Bairro Alto, quando me atiraram com a seguinte frase “os intelectuais, artísticas e pensadores são todos de esquerda”, o que além de ser um elitismo, adjectivo que costuma ser conotado com a direita, é como se pode observar coerente com a arte deste nosso ministério.
Deixo uma proposta no ar. Se o problema é orçamento então porque não fazermos no ministério o que se fez no CCB e a ministra em vez de lá estar doze meses passaria a estar apenas 6. A programação cultural não era muito afectada e sempre se poupava uns trocos.
Um bem haja a quem ama verdadeiramente a cultura

0 Comments:

Post a Comment

<< Home