Monday, November 13, 2006

Mais um restaurante

É sempre um prazer conhecer novos locais onde o nosso paladar se possa perder por entre sonhos de sabores e cheiros. Foi com este sentimento que com alguma surpresa à mistura me foi apresentado o Salt & Pepper. Numa rua discreta do Bairro de Campo de Ourique surge-nos uma montra bem ao estilo do centro da Europa com uma porta pequena que entreaberta permite espreitar para a única sala do espaço. Ao entrar deparamos com um ambiente familiar, de quem se conhece há anos e aproveita aquela noite da semana para partilhar um jantar ao som das conversas do dia a dia. Ao fundo um comprido balcão separa a zona da degustação da zona de serviço e por detrás um homem de aparência simpática e de porte carregado lança um sorriso a quem entra. Tudo é simples mas nota-se no ar um toque de requinte dado por algo que a vista ainda não conseguiu alcançar. O couvert é servido com uma pequena surpresa, um paté caseiro que deixa a língua a salivar e as papilas gustativas aos pulos pela emoção que sente ao toque daquela fragrância. Enquanto aguardo pelo prato principal observo que quem chega conhece quem já cá está. É um estilo uper class com um toque de Ralph Laurent e um estilo conservador ladeado por um ar descontraído e solto no toque de cada conversa. As mesas vão-se compondo e quando o empregado, sempre atento e solícito, se aproxima com a minha escolha, a sala já está cheia. À primeira garfada gemo de prazer. Decidi por um magret com molho de laranja e acompanhado por umas batatas envoltas em molho benchamel. O conjunto é simplesmente delicioso. A carne macia desfaz-se na boca soltando pequenas gotas de sumo de laranja que me arrepia ao descer pela garganta. A batatas praticamente se derretem na boca e nos cantos do prato, junto a um requintado ladear de canela pousam pequenos pedaços de laranja, cuidadosamente cortados e prontos a consumir. Um prato destes requer um vinho quente e robusto, com personalidade e atento aos pormenores. A minha costela alentejana puxa-me o pensamento para uma reserva de Reguengos mas a escolha é variada e ao gosto de cada um. Após largos minutos de deleite passo para a sobremesa e reservo-me com um abacaxi e uma tarte de limão. Se o fruto estava no seu habitual já a tarte mais uma vez me tirou os pés do chão. Que delicia e que sabor, quase que dá vontade de perder a compostura e pedir uma segunda fatia, mas o bom senso fala mais alto e passo ao café. O quente daquele creme preto e forte compõe a refeição e faz-me sonhar com um charuto. A conta? Perfeitamente acessível e surpreendente para a qualidade da comida. Despeço-me do local com um sorriso e com vontade de regressar, há muitos pratos para experimentar e aquela tarte tem uma segunda ronda marcada comigo. Espero que possam passar por lá.

Aquele abraço amigo

Bruno

Restaurante: Salt & Pepper
Morada: Rua Correia Teles, 23 A 1350-092
Tel. 21 381 34 44

0 Comments:

Post a Comment

<< Home