Monday, August 14, 2006

Segunda Feira

A manhã acordou em tons de Verão. Um raio indiscreto bateu na minha janela e mordeu-me o cabelo, fazendo-me cocegas e provocando em mim um sorriso matinal sempre saboroso e especial de sentir. A luz que invadia o quarto fazia-me fugir para debaixo de uns lençois suaves e frescos que me lembro de ter escolhido naquela loja à beira mar num dos meus passeios pela costa de Cascais. Coloquei a almofada por cima dos olhos e rezei para que o tempo parasse e eu pudesse dormir mais umas horas. Nas minhas mãos a fronha ganhava vida e andava de um lado para o outro atrás de uma luz que teimava em brilhar sobre os meus olhos. Finalmente desisti e rendi-me ao inevitável. Empurrei com força os lençois para trás e abracei o dia com um levantar vigoroso e a um só salto.
De pés bem assentes no chão olhei-me ao espelho de frente e ignorei a barriga que começa nascer por baixo do meu peito. Será dos trinta? Se calhar é do vidro do espelho. Descalço avancei para a cozinha onde me apeteceu devorar metade do frigorifico. Afinal de contas era segunda feira e eu tinha de começar a semana cheio de força. Abri a porta e uma embalagem sorriu para mim: donuts, nem mais nem menos. Ainda hesitei na primeira dentada mas após o primeiro pecado todos os outros são perdoados. Lembro-me de ter saboreado o ultimo pedaço de açucar já debaixo do duche que quente caia sobre o meu corpo. Ao passar o gel, com cheiro a praia, voltei a passar a mão sobre a barriga e decidi que algures este ano iria para um ginásio. Depois lembrei-me das horas no escritório, as horas em reuniões, jantares, viagens e afins e cheguei à conclusão que o unico exercicio que irei fazer é o encontro quase religioso das quintas feiras. Já de fato vestido e de chaves na mão dei um último retoque no cabelo que teimava agora em não se fixar caindo de forma ridicula sobre os meus olhos.
Voei para o escritório ao som de salsa e no meio de dois passos dados na minha imaginação passei em revista o que me esperava nas próximas horas. O que se passou de seguida não tem o minimo interesse e resume-se numa palavra: trabalho. O único desejo que tenho atrás desta secretária é que quando sair o sol ainda seja rei lá fora e possa escapar-me até uma esplanada e aproveitar um ice tea de manga. A noite vai ser igual a tantas outras com mais um jantar com clientes. O restaurante é dos mais famosos de lisboa e a ementa vai ser excelente mas muito honestamente preferia um hamburguer no Mac com a companhia certa.

2 Comments:

Blogger Marta Vinhais said...

Ás vezes, é exactamente isso que se pretende.
Beber um ice tea numa esplanada e ver o mundo a correr.
Gostei do texto; sente-se qualquer coisa de diferente.
Um bom dia
Beijos e abraços
Marta

11:12  
Blogger 125_azul said...

Com a companhia certa! É isso que faz toda a diferença... beijinhos

16:16  

Post a Comment

<< Home