Friday, July 14, 2006

Esposa???

Ontem à noite, em plena Praça de Toiros do Campo Pequeno, e no intervalo da corrida, fui surpreendido por uma notícia que confesso me apanhou desprevenido. Uma amiga informou-me que uma terceira pessoa de conhecimento comum, não só já tinha casado como esperava um filho, fruto, diz ela, desse matrimónio. Ora tudo estaria bem não fosse a pessoa em causa das mulheres mais feias que conheci até hoje. No meu tom habitual de brincadeira, e até porque estava entre amigos, não pude de deixar escapar um trocista: “Afinal há mesmo milagres”. Tal afirmação indignou a minha amiga que imediatamente contrapôs com um abanar forte de cabeça, alegando que essa pessoa tinha imensas qualidades. Foi então que o melhor dialogo começou. Chegamos à conclusão unânime que ela não possuía beleza, charme ou capacidade de sedução, de seguida concluímos que também não possuía sentido de humor e finalmente acordamos que a carreira também era perfeitamente normal. Foi então que a frase da noite apareceu: “Ela é uma excelente esposa”. Não consegui evitar uma gargalhada, confesso que se calhar fui inconveniente mas larguei uma daquelas sentidas gargalhadas perante tal afirmação. Já nem vou contestar o facto de odiar a palavra esposa, existe marido e mulher, agora esposa é algo que me torce as tripas, mas até dou de barato, o que me fascinou foi o conceito. O que seria isto de ser uma óptima esposa.

Debrucei-me imediatamente sobre o assunto, de tal maneira que quase perdia a entrada do Patusco, terceiro e último toiro da primeira parte. O que será uma boa esposa? Será uma boa amiga? De certeza que sim, mas se ele a queria pela amizade escusava de ter casado com ela. Depois passei à análise da possibilidade de ser uma boa companhia, mas aí ele também a podia manter apenas como amiga. Seria uma parceira de interesses comuns? Não, não podia ser isso, há montes de gente com interesses comuns. Seria por ser uma boa mãe? Mais uma vez não, ele ainda não sabe essa resposta e definitivamente não sabia quando casou. Foi então que largaram a velha frase masculina “é uma boa dona de casa”. Caríssimos, mais uma gargalhada fortíssima, se foi por causa disso deixou-lhe duas soluções ou contrata uma empregada ou aprende a fazer as coisas, seja como for tal motivo não requer sacrifícios. Foi de tal maneira espremida a questão que chegamos à conclusão que não existia nenhum motivo para aquela escolha, até que a minha amiga deu-me o motivo que me estava a faltar no raciocínio, o marido tinha 130 kg. Última e monumental gargalhada, é que a senhora em causa deve ter 1.50m e pesar 45 kg, afinal ele julgava é que não conseguia arranjar ninguém melhor, e se calhar não. Nesta fase resumiu-se tudo ao meu argumento preferido: “só se estragou uma casa”. Aliás agora que analiso bem eles complementam-se: ele chega aos armários, ela chega às gavetas; ele dá com os pés no fundo da cama, ela dá com os pés na cintura dele; ele afunda-se ao sentar-se no sofá, ela saí projectada do sofá sempre que ele se senta; ele puxa o banco todo para trás para conduzir, ela mesmo assim continua a caber no lugar atrás dele.

Claro que podem alegar que fui demasiado insensível, frio, quiçá bruto mas quem me conhece sabe que sou gozão por natureza e não consigo deixar de pegar em tudo o que me provoque uma gargalhada, até quando isso implica gozar comigo mesmo. A verdade é que me senti aliviado por tal noticia pois em tempos a dita moça tinha já tentado uma relação comigo e nessa altura a única coisa que eu desejava é que ela encontra-se alguém, pelo vistos esbarrou em alguém e são felizes e isso é que interessa e combinam os dois tão bem, vistos de lado até parece que estão os dois grávidos o que revela grande sintonia entre o casal. Quanto ao cerne da questão, ou seja, o que é ser uma boa esposa, fiquei sem resposta mas espero sinceramente que quando for a minha vez de responder à pergunta “porque é que estás com essa pessoa?” eu possa simplesmente dizer “porque não me imagino com mais ninguém senão com ela..

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Podias escrever sobre "esposo" tambem me parece lindo eheheheh
Beijoca

13:22  
Blogger Marta Vinhais said...

O que será melhor?
Esposo ou simplesmente "o meu homem"?
Está tudo dito!
Obrigada e também me ri com o texto, que como sempre, está muito bem escrito e bem humorado.
Beijos e abraços
Marta

15:35  
Blogger 125_azul said...

Ai que se continuas assim quem fica sem esposa és tu! Boa semana

15:51  
Anonymous Anonymous said...

Ou ainda fica é mesmo com uma "esposa", e daquelas que acordam de manhã a pensar no que vão fazer para o jantar, e vivem em função dos "meninos" (nos quais se inclui o cão, os filhos e o pp marido)

22:02  

Post a Comment

<< Home