Thursday, August 17, 2006

Favas com chouriço

Tenho uma paixão por música. Oiço quase qualquer tipo de som e adoro dançar. Fascina-me o clássico, fazem-me sonhar os românticos, apaixonam-me os latinos e não conheço melhor companhia para acordar que o rock. Nesta miscelânea de prazeres tenho um cantinho especial para a música lusa. Amo o fado e quem o canta com paixão e quanto aos pimba, já alguém se deu ao trabalho de traduzir os lovers estrangeiros? Será que a Ágata se cantasse em inglês seria uma “international star”? Provavelmente não.

No meio de tudo isto há uma figura que se destaca por tudo e ao mesmo tempo por nada. As suas musicas são um misto de foleiro com genial. Dizem os entendidos que tem uma voz excelente, confesso-me incapaz de avaliar mas aprecio a irreverência. Tem uma carreira longuíssima e já deu provas que é capaz de quase tudo, inclusive provocar depressões traumáticas quando decidiu posar nu para uma conhecida revista da época. Falo claro do grande José Cid, esse ícone incontornável da musica portuguesa dos últimos trinta anos que fez a delicia de gerações vá-se lá perceber porque. Quem não se recorda do “Caí neve em Nova York…” ou do regresso do “El Rei D. Sebastião”. Para mim o high light da carreira deste cantor lusitano é a pérola de poesia num dueto romântico onde a musa inspiradora questiona “que posso fazer por ti” e o autor responde naquele seu tom de macho latino “faz-me favas com chouriço”. Favas com chouriço!!! Confesso que são estes momentos de humor que são únicos na musicalidade de José Cid. E só em Portugal poderia um cantor pedir favas com chouriço, na América seria um vulgar hambúrguer, em Espanha uma tortilla qualquer, em Itália uma pizza mas cá não, cá são favas com chouriço.

Para quem não conhece o novo álbum, como eu, deixo a recomendação, José Cid, provavelmente o grande talento desperdiçado dos últimos anos do século passado. Não podia terminar este meu apontamento sobre musica lusitana sem uma referencia ao grupo que mais suicídios e depressões causou com as suas musicas e letras e que manchou a música portuguesa para sempre, falo claro de Delfins essa banda enigmática cuja melhor parte dos concertos é efectivamente o final e cuja a receita de bilheteira deveria sempre reverter para uma organização de deficientes. Para os Delfins o meu muito obrigado por não terem editado nenhum cd nos últimos tempos.

2 Comments:

Blogger 125_azul said...

Favas com chouriço? E vá lá não ter sido pézinhos de coentrada ou salada de orelha!

Pensava que era só eu que conhecia mal a música lusa e não gostava dos Delfins... tu alegras-me!
Beijinhos

11:15  
Blogger Marta Vinhais said...

Ok, boa dica - tenho estado na FNAC e vi realmente o CD de José Cid, mas não parei para o ouvir.
Também gosto de música latima, especialmente do tango e gosto muito do CD do Andrea Bocelli (tenho alguns posts a falar sobre o Besame).
Gostei muito do teu texto e estou contento pelo tom ligeiro com que o escreveste.
Beijos e abraços
Marta

15:16  

Post a Comment

<< Home