Friday, January 13, 2006

A Sexualidade Política

Este ano comecei com uma dúvida política séria e que me tem vindo a preocupar algumas horas por dia. Bem, alguns minutos ao dia. Pronto, alguns segundos e não todos os dias. O Eng. Sócrates foi em Agosto de férias para um safari numa estância luxuosa no Quénia. Agora lesionou-se enquanto esquiava na Suíça. Não ponho em causa a legitimidade do Primeiro Ministro fazer as férias que quer até porque sei que ele já o podia fazer antes de ocupar o cargo, nem sou daqueles que o condena moralmente por aumentar a função pública abaixo da inflação e depois fazer férias de luxo porque os aumentos baixos também o afectam a ele. A minha questão prende-se com uma dúvida bem mais primária que tudo isso: Será Sócrates socialista?

Para quem olha à primeira vista, pode enganar. É amigo de Guterres, já tinha feito parte de outros governos socialistas e até é militante do partido mas olhando mais de perto podemos observar algumas características que não deixam dúvidas. Vive num prédio de luxo numa artéria das mais caras da cidade de Lisboa, ao contrário do anterior Primeiro Ministro, coitado, que tinha de viver na residência oficial porque nem casa tinha. Só veste fatos italianos e combina as gravatas com os botões de punho. Usa anéis e passa férias em locais requintados e luxuosos. Vou mesmo mais longe e arrisco que se não fosse o cargo que ocupa até poderíamos ter um Sócrates metrosexual em vez de político.

Tudo isto me preocupa, onde estão os socialistas? O Sampaio joga golf, o Alegre é fã de caça, o José Lello, além do excesso de consoantes no apelido, não larga os charutos. O que é feito dos homens do punho e da rosa? Será que se perderam nos corredores do poder? E já agora, se a Social Democracia é um caminho para o Socialismo será que ainda vamos ver o Cavaco a vestir fatos Boss e a usar anéis numas férias às Seychelles, que como se sabe é um destino chique até porque têm dois ll?s no nome.Meus amigos, temos um Primeiro Ministro metrosexual, os socialistas são elitistas, o líder dos comunas usa gravata, o líder do Bloco já usa casaco e pior ainda é mesmo seu, e o líder do PSD já veste o 32 e qualquer dia até já começa a falar. Se isto não é motivo para eu me preocupar neste início de ano, o que será?Deixo as minhas últimas linhas para um reparo a alguns comentários que têm sido feitos nos últimos dias devido a uma notícia do Expresso que afirmava que um milhão de portugueses é gay. Fala-se muito em lobby gay e em como isso é mau. Caríssimos, o lobby gay tem alguns anos mas muitos menos que o lobby hetero que continua a dominar na maioria das empresas.

Surpresos? Nunca ouviram a velha frase: aquela (ou aquele) subiu na horizontal? Pois bem, esse é o lobby hetero e garanto-vos que continua a dominar não só a cena empresarial como a vida em geral. Já agora uma nota: já viram aqueles que conseguem jogar nos dois lobby's? Pois, com um pouco de sorte e tem queda para Primeiro Ministro...e já vão dois...e seguidos;).

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito acutilante,gostei do teu ponto de vista...

19:46  
Blogger Ti said...

O problema é colocar etiquetas nas coisas!

Mas quando somos nós próprios a colocá-las há que as assumir.

E se há quem nunca votaria no Sócrates por ter etiqueta socialista, já há também alguns fascizóides surpreendidos que agora que viram o que ele é realmente, estão com a mesma dúvida...

Será que se pode ser Socialista Fascista?

15:28  

Post a Comment

<< Home